A evolução do bordado
Evolução do bordado
A história do artesanato se confunde com a evolução do bordado, nos tempos mais antigos da história da humanidade.
Se você acha que o bordado não é tão antigo assim, basta mencionar que, há muitos anos atrás, um fóssil da Rússia foi encontrado usando vestes com grânulos de marfim.
Isso é espantoso, pois pode comprovar que a arte de bordar pode ter se originado a milhares anos antes de Cristo.
Pode acreditar nisso?
De lá para cá, muita originalidade foi direcionada a esta arte milenar. Hoje em dia, o que temos à nossa disposição é apenas a ‘ponta do iceberg’ de informação.
Isso é muito fascinante, pois mostra que a humanidade se empenhou em produzir peças de bordado ainda mais belas e modernas para a sua época.
Alguns desenvolvimentos da evolução do bordado
Os orientais sempre foram os ‘mestres do artesanato’ em suas diversas formas, texturas, cores e aplicações.
Apenas para exemplificar, alguns artesanatos produzidos com agulhas, diversos deles vindo da arte têxtil, foram produzidos com extrema perícia no Oriente Médio.
evolução do bordado
Foi apenas a partir do início do século passado que a máquina começou a ser utilizada em larga escala para produzir os mais diferentes estilos de bordado.
Mesmo as mais experientes artesãs entre nós consegue se lembrar de antigos modelos de bordado no formato zig-zag, produzido de forma industrial.
Essas peças incríveis, inovadoras na época do seu surgimento nos anos 50, deixavam muitas mulheres empolgadas!
Daí em diante a produção em massa ocuparia o lugar do artesanato manual.
E assim a evolução do bordado começaria a tomar formas diferentes, conduzindo a novos modelos e formatos contemporâneos dessa antiga arte manual. Pensar que uma arte tão antiga foi preservada, aprimorada e ajustada às novas necessidades só confirma o quanto os humanos desejam adornar suas vestes, seu corpo e o que os cerca.
No começo dos anos 1980, outros desenvolvimentos interessantes surgiram no cenário da arte de bordar. Máquinas profissionais eletrônicas e industriais tornaram a bordadura ainda mais eficiente em quantidade e precisão, acrescentando elementos mais belos nos detalhes.
Você acha que algo poderia travar o desenvolvimento de uma arte tão inspiradora?
Não é o que o tempo acabou por mostrar a todos os amantes do artesanato.
Informática a serviço do bordado
Quando se iria imaginar um dia que diversos tipos de bordados pudessem ser projetados e construídos com programas de computador?
É justamente isso que tem acontecido nos últimos 20 e poucos anos.
De lá para cá, muitos softwares foram construídos para projetar e coordenar a fabricação de lindas peças de bordado.
Mesmo com tantas adaptações, transformações e novas inspirações, a originalidade da essência do bordado permanece intacta. A intenção humana em embelezar o tecido é fantástica!
E você?
Gostou desse resumo da incrível história da evolução do bordado?
Deixe um comentário sobre os detalhes que mais te impressionam quando você pensa em como essa arte permaneceu viva por tanto tempo.
4 Comentários